Escalabilidade diz respeito à capacidade que uma empresa tem em elevar seu faturamento mensal sem que seja necessário aumentar os gastos na mesma proporção.

Um dos cenários mais frequentes no ramo dos negócios, na atualidade, é a ascensão de empresas que têm na escalabilidade uma de suas características mais fortes. Exemplos famosos não faltam. Netflix, Uber e Instagram são alguns dos casos que podemos citar. O que essas organizações têm em comum? A resposta é simples: seu crescimento está aliado à sua capacidade de conseguir aumentar o lucro obtido sem, necessariamente, ampliar as despesas.

Mesmo que você não entenda ainda o que é escalabilidade, compreender que ela é um importante conceito para qualquer empresa, atualmente, é fundamental para obter sucesso em seus negócios. Nesse texto vamos esclarecer o assunto e falar o que você pode fazer para tornar a sua empresa escalável o mais rápido possível!

O que é escalabilidade?

Toda empresa, ainda que não tenha um foco direto nesse quesito, tem por objetivo ser escalável. Afinal de contas, a principal intenção de um empresário ao abrir um negócio é fazê-lo crescer e obter lucros a partir dos investimentos feitos.

Escalabilidade diz respeito à capacidade que uma empresa tem em elevar seu faturamento mensal sem que seja necessário aumentar os gastos na mesma proporção. Ou seja, quando um negócio consegue produzir e render mais, sem precisar ter maiores despesas.

O mercado não torna obrigatório que uma empresa seja escalável para ter lucro, mas essa característica tem sido fundamental a cada momento para o desenvolvimento dos negócios dentro dos modelos atuais de empreendedorismo.

Como tornar o seu negócio escalável?

Empresas que trabalham com a escalabilidade seguem um determinado modelo de característica. Esse modelo é baseado em três frentes: ser ensinável, ser replicável e ser valioso.

"Ser ensinável" é a capacidade de explicar e ensinar todos os procedimentos da empresa para qualquer funcionário.
"Ser replicável" é quando o modelo de trabalho da empresa pode ser feito em qualquer ambiente, sem que isso afete sua eficiência.
"Ser valioso" é como a empresa consegue demonstrar seu valor diante da concorrência e do mercado.

Mas como chegar a essas características? Para criar um negócio escalável é possível seguir alguns passos:

• Se inspirar em casos de sucesso;
• Ter objetivos claros e possíveis;
• Testar todas as alternativas;
• Se atualizar constantemente;
• Identificar e solucionar necessidades do mercado.

Entender a importância da escalabilidade é necessário não apenas visando ampliar os lucros do seu negócio, mas é essencial para compreender as mudanças do mercado e as atualizações no ramo do empreendedorismo. É fato que empreender hoje não é mais a mesma coisa que há seis meses. Tudo está em constante mudança e ela acontece tão rápido que é preciso se atualizar para não ficar defasado.

Modelos de negócios como microempresas e startups são alguns exemplos de onde o fator "ser escalável" tem feito a diferença. Mas não apenas em negócios pequenos, empresas de destaque mostram que a escalabilidade é um fator diferencial. Uber, iFood, Instagram e Airbnb são cases de sucesso que devem ser estudados e colocados como inspiração na busca por ter um negócio escalável.

Para chegar à escalabilidade em sua empresa é essencial contar com os serviços de uma assessoria contábil eficiente. Com a Kruger&Loução você encontra todo suporte e as melhores soluções para o seu negócio. Serviços de consultoria, legalização empresas e muito mais. Clique aqui e saiba todos os detalhes!